ENGLISH VERSION

CONSELHO +A -A

Ricardo Lisboa | Presidente

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Iniciou a carreira profissional no mercado financeiro, nas mesas de operação do Unibanco e do CreditSuisse First Boston, com ênfase na operação de juros e câmbio nos mercados do Brasil e Chile. Ingressou no setor elétrico em 1998, logo no início das atividades da Enron América do Sul, tendo participado do desenvolvimento da estratégia e da implantação da comercializadora de energia da companhia no Brasil. Deixou a Enron para fundar a Delta Comercializadora de Energia, empresa associada da Abraceel desde 2002, sendo uma das pioneiras em comercialização de energia elétrica no Brasil. A partir de 2006, a Delta assumiu o papel de trading de commodities, indo além da área de energia elétrica e passou a atuar nos setores de etanol (tancagem e trading internacional) e biodiesel (produção), com escritórios nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Rio Brilhante (MS) e nos Estados Unidos e na Europa. Foi eleito em março de 2011 para o Conselho de Administração da Abraceel, com mandato de dois anos e reeleito para mais dois anos, em março de 2015. Em 2017 foi eleito presidente do Conselho da Abraceel para um mandato de dois anos.

Cláudio Monteiro | Vice-Presidente

Fez longa carreira de 33 anos no Mercado Financeiro, desde 1984, como executivo e corretor de valores. Participou da fundação da Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F) que, até a fusão com a Bovespa, foi a maior bolsa de commodities e futuros do Brasil e uma das maiores do mundo. Militou durante 15 anos, entre 1987 e 2002, na BM&F como Operador Especial e sócio de Corretora de Mercadorias. Iniciou suas atividades no Mercado de Energia vislumbrando a oportunidade de aplicar nesse mercado a vasta experiência adquirida em operações com commodities e com diversos derivativos financeiros. Em 2005 se tornou sócio da Coomex Energia S/A, atuando como responsável pela área comercial, mesa de operações e trading. Em 2010, a Coomex foi vendida para o Banco BTG Pactual, iniciando as atividades da BTG Pactual Energia, comercializadora da qual foi sócio até 2013, sendo responsável pelas operações de trading de energia e açúcar. No início do ano seguinte, após um período de “non compete”, partiu para a estruturação de um novo projeto no setor, tornando-se sócio fundador da Matrix Energia S/A, associada a DufEnergy Trading (Suíça), da qual atualmente é Diretor-Presidente. Em 08 de março de 2017, foi eleito para o Conselho de Administração da Abraceel, com mandato de dois anos.

Daniel Marrocos Camposilvan | Vice-Presidente

Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, com MBA em Agronegócios pela Esalq-USP, Daniel Marrocos Camposilvan é Diretor Presidente da CPFL Brasil. Iniciou sua carreira em 2000 no CEPEL, no desenvolvimento de ferramentas para avaliação de investimentos em geração de energia em mercados competitivos, tendo também atuado na CCEE como Assessor do Conselho de Administração. Ingressou na CPFL Brasil em 2007, tendo atuado como comercializador de energia na mesa de comercialização, implantou e foi gerente da área de inteligência de mercado e foi diretor de mercado. Responde pela presidência da comercializadora de energia do Grupo CPFL desde 2015. Foi eleito conselheiro da Abraceel no dia 08 de março de 2017 para um mandato de dois anos.

Fábio Rogério Zanfelice | Vice-Presidente

Fabio é formado em Engenharia Elétrica pela UNESP, possui mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP e MBA em Economia e Gestão em Energia pelo COPPEAD-UFRJ. Em 1988, iniciou sua carreira na CESP como eletricista de manutenção. Em 2000, já no cargo de engenheiro, atuou no planejamento da operação em usinas hidrelétricas e desenvolvimento deprogramas para monitoramento de barragens e acompanhamento de construção de UHEs de grande porte. Em 2001 ingressou na CPFL Energia na área de comercialização onde aprofundou sua expertise no segmento. Desenvolveu metodologias e implementou modelos de otimização para com o objetivo de maximizar margens de comercialização. Participou de projetos de fusões e aquisições de empresas do setor e foi responsável pelo desenvolvimento e implementação da política de risco de mercado aplicada ao segmento de comercialização de energia. Em 2013 assumiu a presidência da CPFL Brasil, empresa de comercialização de energia do Grupo CPFL, onde foi responsável por liderar todo o processo de comercialização de energia,desenvolver e estruturar a CPFL Eficiência, empresa dedicada a implementar soluções em eficiência energética e geração distribuída. Atuou também como Conselheiro em Conselhos deAdministração em empresas as quais o Grupo CPFL Energia possuía participação. Em junho de 2015 ingressou na Votorantim Energia como Presidente, sendo responsável pelo gerenciamento das atividades de energia do Grupo Votorantim, com destaque para a gestão de energia e autoprodução das unidades industriais do Grupo, a atividade de comercialização, a viabilização de novos investimentos em geração e a criação de novos negócios, serviços e produtos associados a energia. Foi eleito conselheiro da Abraceel no dia 08 de março de 2017 para um mandato de dois anos.

Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel Junior | Vice-Presidente

Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2001 e com pós-graduação na mesma instituição em Gestão Estratégica com Ênfase em Negócios (2003). Trabalha na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desde 2002, já tendo atuado como analista de riscos de energia e mais recentemente como gerente de operações de compra e venda de energia no atacado. Atualmente ocupa o cargo de superintendente de compra e venda de energia no atacado sendo responsável pelos processos comerciais envolvendo a CCEE, pelas operações comerciais no atacado e pela liquidação financeira dos contratos da Diretoria Comercial da CEMIG. Eleito em 15 de março de 2011 e reeleito em 07 de março de 2013, por mais dois anos. No dia 08 de março de 2017 foi eleito para exercer mais dois anos de mandato.

Mikio Kawai Jr. | Vice-Presidente

Graduado em Economia pela FEA-USP, é mestre em economia pela Unicamp, doutor em engenharia civil (ênfase recursos energéticos) pela Unicamp e AMP pelo IESE Business School. Acumula mais de 20 anos de experiência nos mercados de energia e financeiro. Foi diretor de Operações da OpenLink – Gestão de Risco e Trading – Consultoria em Mercados de Energia, em Nova York e em São Paulo; gerente de Suprimento de Energia do Grupo AES, trader de energia na CPFL Energia, além de ter atuado na mesa de operações em alguns bancos nacionais e internacionais com operação no Brasil. Foi professor universitário e mentor de cursos ministrados pela BM&F. Assumiu, em 2008, o cargo de diretor-executivo da Safira Energia. Foi eleito para o cargo de conselheiro da Abraceel em março de 2015, para um mandato de dois anos, sendo reeleito em 08 de março de 2017.

Oderval Esteves Duarte Filho | Vice-Presidente

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG, Oderval Duarte é sócio do Banco BTG Pactual, responsável pela Mesa de Comercialização de Energia e pela área de Infraestrutura. É gestor da carteira de alguns fundos, dentre elas a do FIP Brasil Energia, o primeiro fundo criado para investimentos no setor elétrico nacional, responsável direto pela implementação de mais de 1.000 MW de geração, a partir das mais distintas fontes. Ocupou cargo executivo, entre 1998 e 2003, da Southern Company, tendo coordenado os investimentos da empresa no Brasil. Antes desse período, foi auditor sênior da PwC. Também atuou como conselheiro da Cemig por cinco anos. Atualmente, é membro do Conselho de Administração de várias empresas do setor elétrico brasileiro. Em março de 2013, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Abraceel, com mandato de dois anos, e, em março de 2015, reeleito para mais dois anos. No dia 08 de março de 2017 foi reeleito para o cargo de conselheiro da associação.

Rafael Villano Mathias | Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo INSPER, Rafael Villano Mathias é sócio-fundador e diretor da Capitale Energia. Iniciou sua carreira no mercado financeiro, na área de crédito do Unibanco e, posteriormente, na Mesa Corporate do ING Bank. Ingressou no setor elétrico em 2003, na Delta Energia, sendo responsável pela área de operações e back office. Posteriormente, entre 2007 a 2010, trabalhou na EDP, sendo co-responsável pela mesa de trading e operações estruturadas. Em 2010, fundou a Capitale Energia. Em 2012, o Pátria Investimentos se tornou acionista da empresa, trazendo uma sólida estrutura financeira para a Capitale Energia. Foi eleito para o cargo de conselheiro da Abraceel em março de 2015, para um mandato de dois anos, sendo reeleito em 08 de março de 2017.
CERTIFICADO DE OPERADOR
DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
CLIQUE AQUI

Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia - Desenvolvimento ZONAElétrica