Agora são 95 empresas representadas.
A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) está recebendo mais uma importante empresa do setor elétrico, Furnas Centrais Elétricas. Com esse novo nome no quadro, a associação tem agora 95 empresas associadas, que juntas representam cerca de 85% do mercado livre do setor.
Furnas Centrais Elétricas é uma sociedade anônima de economia mista federal, de capital fechado e controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras. A empresa atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e possui uma governança corporativa composta pela Assembleia Geral de Acionistas, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Auditoria Interna.
Furnas foi criada em 28 de fevereiro de 1957 e hoje conta com instalações em 15 estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia — e no Distrito Federal.
Perfil — Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia(Abracel), defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 95 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural, atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país.
Fonte: Portal Fator Brasil
01.04.2020