O coordenador de Engenharia Elétrica da faculdade Anhanguera de Dourados pontua ações que ajudam na economia de energia.
Estudo realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia ( Abraceel ) , em maio de 2019, apontou que 87% dos brasileiros consideram que a energia elétrica é cara ou muito cara. Em tempo de pandemia, com isolamento social e as pessoas ficando mais tempo em casa, há uma tendência de aumento no consumo de energia elétrica. Sem o auxílio de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica ou a fotovoltaica, a população acaba não sabendo o que fazer para reduzir ou mesmo se livrar da incômoda conta de luz mensal.
O Brasil tem uma posição privilegiada no globo terrestre e uma boa hidrografia para geração de energia hidroelétrica. Sendo um país tropical, possui alta incidência de raios solares, o que cria uma situação propícia a utilização de energia fotovoltaica. Mas, ainda assim, nosso país enfrenta problemas para garantir a geração de energia, como explica o coordenador de Engenharia Elétrica da faculdade Anhanguera de Dourados. “Mesmo com uma localização invejável e com novas hidrelétricas sendo construídas, não conseguimos garantir uma condição favorável para que a geração de energia seja uniforme durante todo o ano. É importante ter consciência no consumo”, esclarece Filipe Parisi.
Para utilizar a energia de maneira consciente e sustentável e, ainda, economizar na conta de luz, o coordenador do curso Engenharia Elétrica da Anhanguera dá 10 dicas:
1. Entender a potência do aparelho
Algumas pessoas compram aparelhos ou equipamentos por impulso ou por recomendação do vendedor. Por exemplo: ter em casa a melhor fritadeira elétrica, a chapinha mais quente ou o chuveiro com maior vazão, pode não ser tão vantajoso, visto que, nem sempre há necessidade de um equipamento tão potente. Entenda e dimensione a potência do aparelho para o uso adequado, evitando gastar energia desnecessária.
2. Geladeira e fogão próximos não combinam
Devido às diferenças de temperatura, esses dois equipamentos próximos podem interferir no consumo de energia um do outro, pois o calor do fogão atrapalha o desempenho da geladeira. Procure posicioná-los em locais distantes para garantir o funcionamento adequado.
3. Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo
Procure usar o ar-condicionado de forma moderada, mantenha o filtro do equipamento limpo para que a função de resfriamento não seja acionada várias vezes sem necessidade.
4. Prefira os ventiladores
Eles são mais econômicos que os aparelhos de ar-condicionado. O ventilador pode consumir até 80% a menos do que um ar-condicionado de 7.500 BTUs. Outra dica é aproveitar a ventilação natural, sempre que possível.
5. Mantenha a geladeira fechada
Procure ser rápido e preciso na escolha dos alimentos armazenados na geladeira. Deixar a porta aberta faz com que o ar gelado saia, exigindo que a geladeira trabalhe mais para conseguir manter a temperatura interna. Sempre que possível, retire ou guarde todos os alimentos de uma só vez.
6. Verifique as borrachas da porta da geladeira
Se as borrachas da geladeira estão em uma condição ruim, podem não vedar de forma ideal, deixando ar gelado sair e ar quente entrar, o que também força o eletrodoméstico a trabalhar mais para manter sua temperatura interna.
7. Dê preferência por aparelhos certificados Procel
O selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Os selos com classificação “A” são considerados mais eficientes, por isso, na hora da compra, sempre que possível, priorize a escolha dos que estão nessa categoria.
8. Não demore no chuveiro
Além de ser um dos aparelhos que mais consome energia elétrica na residência, passar muito tempo no chuveiro também é um desperdício de água.
9. Evite “gambiarras” elétricas
Avalie as instalações elétricas dos aparelhos. Evite usar o benjamim (ou T), pois isso pode sobrecarregar a tomada, fazendo com que a fiação esquente promovendo um gasto maior de energia elétrica.
10. Evite Stand-by
Os aparelhos, quando ficam em stand-by, também consomem energia. Essa ação pode representar até 12% do consumo total do aparelho. Se não utiliza o aparelho com tanta frequência, tire-o da tomada e o gasto de energia cairá.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com
Fonte: GazetaMs
05.06.2020