No dia 17.09, Edvaldo Santana, Doutor em Engenharia de Produção e Ex-Diretor da Aneel, foi o convidado da Abraceel na Sexta Livre, evento exclusivo as associadas discutirem a atualidade do setor elétrico. Na pauta, o racionamento de 2001 e as perspectivas para 2022.
Edvaldo iniciou informando a primeira diferença da crise atual para o racionamento de 2001, é que hoje é chamada de hídrica, não de crise energética, como ocorreu em 2001.
Relembrou que em meados de 1999, a Eletrobras, o ONS, a Aneel e o MME estavam cientes que os riscos eram elevados devido aos níveis críticos do armazenamento dos reservatórios. Contudo, por razões políticas nada poderia ser falado à população, apesar de que um racionamento aconteceria, o qual durou de junho de 2001 a março de 2002.
Lembrou também que falta uma comunicação clara com a população para que a medida de reduzir a conta de luz e ganhar bônus a partir de 2022 funcione e o consumidor mude seus hábitos de consumo.
Ao final, Edvaldo disse que é o momento oportuno para a abertura total do mercado, pois vários custos desapareceriam com o direito de escolha do consumidor. Caso houvesse um comitê de revitalização, como houve em 2001, a frase de ordem deveria ser: “Não temos mais como esperar, é necessário abrir o mercado”.
A íntegra da Sexta Livre está disponível no canal da Abraceel no YouTube ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=D4UlvZTJeXI.