Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 19 de abril, os agentes associados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aprovaram, de forma unânime, o nome de Alexandre Peixoto, indicado pelo Ministério de Minas e Energia, para o cargo de presidente do Conselho de Administração da CCEE, na vaga de competência do governo federal bem como o de Eduardo Rossi, indicado pela ENBPar para o cargo de conselheiro na vaga do conjunto de agentes do mercado.
A conselheira Rose Santos, que contava com apoio de 20 entidades de classe, inclusive a Abraceel, expresso em manifestação do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), retirou sua candidatura à reeleição na vaga do conjunto de agentes.
Alexandre Peixoto é o atual diretor de Relações Regulatórias e Institucionais da Cemig e tem vasta experiência no mercado energético, com passagens pela Aneel, MME e EPE, além de outras empresas do setor. É pós-graduado em Engenharia de Qualidade e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Gestão e Planejamento Estratégico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de especializações e MBA em áreas ligadas à geração e planejamento.
Eduardo Rossi é especialista em regulação da Aneel. Ao longo de mais de 10 anos, exerceu função de fiscalização na agência reguladora para áreas de transmissão, distribuição e geração de energia. É graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem mestrado em Regulação e Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília (UNB) e MBA Executivo em Administração de Empresas de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ambos estiveram presentes na missão internacional que a Abraceel realizou à Portugal no ano passado e agora se unem aos demais conselheiros com mandatos em andamento – Talita Porto, Marcelo Loureiro e Marco Delgado – no propósito da CCEE de “desenvolver mercados de energia eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade”.
Na AGO, os participantes também elegeram Talisa Rezzieri, da Engie, como integrante do Conselho Fiscal da CCEE, aprovaram as demonstrações financeiras e contábeis do exercício 2022 da Câmara e os relatórios de asseguração dos auditores independentes dos processos de contabilização e liquidação das operações do ano passado.