A associada Tradener completou 25 anos de atividade e celebrou essa marca no dia 26 de agosto, na Ópera do Arame, em Curitiba, com o espetáculo “Abba in Concert Tributo Sinfônico”, uma superprodução com orquestra sinfônica, cantores líricos, dançarinos, patinadores e artísticas circenses. O evento marcou também 25 anos da resolução da Aneel que normatizou a atividade de comercialização de energia elétrica no Brasil.
Cerca de mil pessoas presenciaram o espetáculo, que contou com apoio da Abraceel na organização e contou com participação de autoridades públicas como o Diretor-Geral da Aneel, Sandoval Feitosa, e conselheiros da CCEE, dirigentes de associações de classe e representantes do mercado.
Em discurso, Sandoval Feitosa enalteceu a trajetória da Tradener e exaltou os avanços registrados no mercado livre de energia nos últimos 25 anos. “Quando comercializamos energia em um ambiente livre, busca-se pela vontade das partes os melhores resultados, seja preço ou formato do produto, e isso gera mais competitividade para o país e mais qualidade de vida para a população”, disse. “Que possamos construir um futuro cada vez mais livre e que o consumidor de energia possa fazer suas escolhas, com liberdade e responsabilidade”, afirmou Sandoval Feitosa.
“Um grupo de pessoas pioneiras e inovadoras trouxe o que temos hoje, 38% da energia consumida no Brasil está no mercado livre”, disse, lembrado que o mercado livre aumenta a liquidez, proporciona novos produtos e oferece preços mais baixos aos consumidores por meio da competição, com mais empregos e renda. “Eu não tenho dúvida que o futuro do Brasil na comercialização de energia é mais e mais o crescimento do mercado livre e com mais e melhores resultados para a sociedade”, completou.
Sandoval Feitosa lembrou que, além da Tradener, também a Aneel e o ONS celebraram 25 anos de atuação recentemente, e o da CCEE se aproxima, o que suscita reflexões para entender “até onde chegamos e onde podemos chegar”, afirmando que é momento de encontrar um novo arranjo para o setor elétrico, pois a tecnologia evoluiu e trouxe pressão por mudanças – e que a sociedade e o consumidor, no fim das contas, serão os principais beneficiados.
Walfrido Avila, presidente da Tradener, em discurso, explicou a trajetória de crescimento da empresa e lembrou que, no mercado, as empresas não são apenas concorrentes, mas também parceiras, o que fortalece o mercado.
Rodrigo Ferreira, Presidente-executivo da Abraceel, expressou ser gratificante estar em uma cerimônia que celebra os 25 anos da Tradener e da resolução que normatizou a atividade de comercialização de energia elétrica no Brasil, lembrando que Walfrido Ávila, “alma da Tradener”, foi pioneiro em muitas atividades, a exemplo da fundação da Abraceel e da assinatura do primeiro contrato de comercialização de energia elétrica no mercado livre brasileiro.