No dia 25 de julho, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (Cpamp) realizou reunião para deliberar sobre as aprovações das alterações nos modelos para 2025. A reunião contou com a participação de representantes do MME, Aneel, CCEE, EPE e ONS. Destaque para a aprovação da implantação do modelo Newave Híbrido para os processos de planejamento da operação e cálculo do PLD a partir do PMO de janeiro de 2025.
Após análise das contribuições recebidas e avaliações complementares, o plenário da Cpamp deliberou pela aprovação dos seguintes pontos:
– Atualização dos valores de VMinOp: de 22,5% para 19,1% no Norte, com valor de 18% para o mês de dezembro, conforme a curva de operação da usina de Tucuruí;
– Aprovação do Newave Híbrido: para os processos de planejamento da operação e cálculo do PLD, com a execução completa do modelo sem o uso da FCF externa;
– Emprego do CVaR (15, 40): para fins de planejamento da operação e formação de preços, mantendo o CVaR (25, 35) para os processos da EPE;
– Consideração das penalidades e micropenalidades: aprovadas na reunião plenária de 18.01, e utilizadas nos estudos do presente ciclo, incluindo turbinamento máximo e mínimo, defluência e geração mínima baseadas no custo da térmica mais cara.
Os ajustes aprovados poderão ser utilizados imediatamente pela EPE no planejamento da expansão e no cálculo de garantia física, conforme explicitado na Resolução CNPE 22/2021. Para outras finalidades associadas à operação e formação de preços, todos os ajustes passarão a valer a partir do PMO de janeiro de 2025.
Com essa entrega, a Cpamp encerra seus trabalhos, pleito histórico da Abraceel e do mercado. Foi mencionado na ata da reunião que a definição e formalização da nova governança específica observará o rito regulatório da Aneel. Será realizado workshop no dia 07.08, das 9h às 12h, sobre a conclusão dos trabalhos deste ciclo e também para iniciar a transição para a nova governança. O “período sombra” do Newave Híbrido, para testar a funcionalidade da alteração, será realizado de agosto a dezembro de 2024.
A equipe técnica da Cpamp disponibilizou aos agentes o relatório de conclusão da consulta pública, que pode ser lido aqui.