A Abraceel promoveu entre os dias 25 e 30 de agosto mais uma missão internacional, desta vez no Cigre Paris Session 2024, na França, onde um time de 15 pessoas, entre profissionais das empresas associadas e da governança setorial – a exemplo da CCEE – puderam acompanhar discussões e apresentações de temas relacionados aos desafios e às soluções de mercados energéticos mais desenvolvidos, absorvendo boas práticas para setor elétrico brasileiro, que vive nova fase de abertura.
Nos últimos anos, a Abraceel realizou missões internacionais para Portugal em 2022, para conhecer o funcionamento e as novidades do Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel), e para o Texas, nos Estados Unidos, em 2023, que também teve objetivo de absorver e trazer conhecimento e boas práticas ao mercado nacional.
Tal qual na missão ao Texas, a iniciativa contou com curadoria de conteúdo da consultoria Thymos Energia, que preparou um relatório prévio e vai redigir um paper com achados e conclusões. A MegaWhat atuou na cobertura oficial da missão.
DIA 1
Os integrantes da missão acompanharam debates e apresentações sobre o crescimento dos recursos energéticos distribuídos (RED), que exigem crescente compartilhamento de dados e aperfeiçoamento da regulação, de forma a evitar impactos negativos nas operações dos sistemas. Um workshop sobre perturbações na rede também recebeu atenção.
DIA 2
Apresentações de especialistas de diversos países, principalmente França e Austrália, mostraram desafios semelhantes aos do Brasil, com discussão sobre flexibilidade do sistema, integração de recursos distribuídos e mecanismos mais eficientes para melhorar a resposta da demanda.
DIA 3
Os integrantes da missão acompanharam sessões sobre temas como resiliência do sistema, integração de baterias à rede, resposta da demanda e flexibilidade. Um aspecto importante é que o foco das discussões não está na livre comercialização de energia em si, mas em como o mercado livre empodera o consumidor, que passa a ter papel ativo, contribuindo com geração própria, utilizando baterias de veículos para armazenamento e respondendo diretamente às variações de preços.
DIA 4
Os integrantes da missão acompanham discussões do C5, grupo de estudos do Cigre focado em estrutura de mercados de energia e regulação. Entre os temas abordados, destaque para mercados de capacidade, modelos de energy only, curtailment, flexibilidade e preço-teto, bem como educação do consumidor, transparência de preços, crescimento da geração solar e geração própria, que ainda são desafios em muitos países, mesmo em mercados mais desenvolvidos.
DIA 5
No dia de encerramento da Cigre Paris Session 2024, ocorreu uma sessão especial, organizada pela Thymos Energia, exclusiva para a delegação da Abraceel. Na ocasião, houve detalhamento do funcionamento dos mercados de energia em cinco países: Noruega, Rússia, Austrália, Israel e Brasil. Destaque para o fato que, embora existam muitas similaridades entre os mercados internacionais em termos de operação e desafios, eles têm particularidades que os tornam sistemas únicos, com os quais o setor brasileiro pode aprender e evoluir.