Foram 49 parlamentares que se reuniram com o mercado livre de energia
A ABRACEEL está fechando o primeiro semestre com um excelente saldo de relacionamento governamental para o Mercado Livre de Energia. Desde janeiro deste ano até o início de julho a associação realizou reuniões de posicionamento de mercado e ações de discussões legais com 49 deputados federais e senadores da República do Brasil. Esses encontros são fundamentais para o setor apresentar e defender suas ideias, opiniões e recomendações sobre a reforma e abertura de mercado para a energia livre no país. Nesse período o principal foco desses contatos políticos da ABRACEEL foi justamente defender a proposta de abertura plena do mercado ao Ministério de Minas e Energia e Congresso Nacional.
Em todos esses encontros a ABRACEEL teve a oportunidade de reforçar o posicionamento de mercado do setor aos reeleitos e aos novos parlamentares eleitos em 2018 e, principalmente, divulgar a importância e os ganhos que a abertura do mercado para uma energia livre podem trazer ao Brasil. A grande maioria desses parlamentares que receberam a associação possuem alguma ligação de conhecimento ou acompanham os projetos de leis que atingem o Mercado Livre de Energia. Desses encontros a ABRACEEL espera e trabalha para que esses parlamentares saiam cada vez mais informados sobre a eficiência que o Mercado Livre de Energia pode oferecer ao Brasil, que estes possam promover melhores discussões políticas do setor, propor e votar projetos de lei, acompanhar audiências públicas e terem um papel ativo em emendas ou medidas provisórias que sejam apresentadas.
Para o segundo semestre será realizado evento com os parlamentares para que a discussão em torno do setor elétrico priorize a liberdade de escolha de todos os consumidores para que o Brasil possa discutir e ter um modelo setorial mais próximo à realidade dos países desenvolvidos.