A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – Abraceel, por meio da sua diretoria de estudos técnicos, acaba de apresentar um estudo inédito sobre os investimentos do setor elétrico destinados ao Mercado Livre de Energia no Brasil. Com base em dados oficiais da Aneel, CCEE e EPE, a análise técnica da Abraceel demonstra que 34% do parque gerador atualmente em construção é destinado para o mercado livre, com investimentos da ordem de R$ 33 bilhões de reais. É a nossa contribuição para a geração de emprego e renda no Brasil, no momento em que o país convive com 13 milhões de desempregados e são raros os investimentos em energia.
Pelo estudo da Abraceel, dos 19 GW de usinas em construção, 24% (4,4 GW) são de projetos destinados exclusivamente ao ACL e os outros 10% (2 GW) representam a parcela livre dos leilões regulados.
O estudo demonstra que essa expansão tem sido majoritariamente de fontes renováveis (pequenas hidrelétricas, solar, biomassa e eólica), em linha com a política energética brasileira de incentivo a essas fontes. Destaque, por exemplo, para as PCHs/ CGHs, que tem 58% da sua expansão destinada exclusivamente para o mercado livre. Os dados destacam a melhoria nos sinais de preço no mercado livre, o desconto na TUSD para fontes incentivadas e as alternativas de financiamento em desenvolvimento no país.