Nos comunicados da Abraceel e em diversas manifestações públicas, estações públicas, o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, tem abordado o trabalho que vem sendo feito no âmbito da associação sobre ações visando aumentar a segurança das operações do mercado.
Ele tem ressaltado algumas iniciativas das associadas da Abraceel sobre o assunto, que versam sobre a adoção de indicadores relativos a limites de exposição no mercado de curto prazo e capacidade econômica das empresas, e de critérios a serem observados na análise de créditos nas relações bilaterais e outras.
Com essa finalidade, também se trabalha para oferecer às comercializadoras um processo de certificação voluntário por empresas de auditoria independentes. Outra medida em estudo é a criação um novo portal no site da Abraceel para que as associadas publiquem informações que demonstrem e garantam uma maior transparência nos seus negócios.
A Abraceel também planeja elaborar um manual de boas práticas, que aborde condutas usadas internacionalmente de gestão de risco, no intuito de fomentar uma cultura de gestão de risco nas empresas atuantes no mercado de energia elétrica.
Sobre a proposta elaborada pela CCEE que foi enviada à ANEEL, a Abraceel acompanha com atenção a discussão, já tendo participado de reuniões com as duas instituições, e ouvirá o corpo de associadas para contribuir na eventual regulamentação que venha a ser feita pela Agência, assim que essa publique seu posicionamento sobre o assunto.