No dia 02.10, o Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) reuniu-se com a Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença de 15 associações setoriais. A Abraceel foi representada pelo diretor técnico Alexandre Lopes.
Conheça os principais temas discutidos na reunião:
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
A Secretária Especial do PPI apresentou um panorama do programa do governo federal e os principais projetos na área de energia previstos para os próximos anos. No setor elétrico, destaque para as iniciativas de licenciamento ambiental das Usinas Hidrelétricas Castanheira (MT), Telêmaco Borba (PR), Tabajara (RO) e Bem Querer (RR), além da realização do Leilão de Angra 3 no segundo semestre de 2020. Também há previsão de qualificação no PPI dos Leilões de Energia Nova A-4 e A-6 a serem realizados em 2020.
Participação no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico
Discutiu-se a importância da participação de representantes do mercado nas reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). As associações aprovaram a elaboração de uma carta do Fórum ao MME propondo a criação de uma vaga no CMSE para um representante do Fase nas reuniões do Comitê.
Ações no Congresso Nacional
O Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Abiape, Marcelo Moraes, apresentou um panorama do andamento no Congresso Nacional dos principais projetos de lei nas áreas de energia elétrica e gás natural.
Risco Hidrológico
No dia 23.09, o Fase enviou uma carta ao Senador Marcos Rogério (DEM/RO) externando preocupação com a postergação da aprovação do PL 3975/2019, que trata da solução do risco hidrológico, enfatizando a urgência e a conveniência de aprovação da proposta.
A carta do Fase foi assinada por 15 associações: ABAQUE, ABCE, ABDAN, ABEEÓLICA, ABIAPE, ABRACE, ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, ABRAGEL, ANACE, APINE, COGEN, FMASE e ÚNICA.