No dia, 12.12, o Ministério de Minas e Energia promoveu encontro com as associações setoriais, onde os integrantes do Comitê de Implementação da Modernização (CIM), o chamado GT Modernização, apresentaram o seu plano de trabalho.
Na apresentação, que está disponível em Biblioteca > Apresentações, a equipe do MME mostrou a governança delineada para o Comitê, na qual está prevista a participação das associações nas 15 frentes de atuação que se debruçarão sobre as propostas de mudanças e as 88 ações previstas.
As frentes de atuação, que serão coordenadas individualmente pelo MME, terão a participação de quatro associações, com exceção da que cuidará da separação Lastro e Energia, que terá nove, e da Sistemática de Leilões, que contará com três.
As frentes e associações participantes serão as seguintes, destacando-se que a Abraceel participará diretamente de cinco frentes, sem prejuízo de poder oferecer subsídios aos demais trabalhos:
1. Formação de Preço:
ABIAPE, ABRACE, ABRACEEL, APINE
2. Critérios de Suprimento:
ABRACE, ABRACEEL, ABRAGE, ABRAGET
3. Medidas de Transição:
ABRACE, ABRADEE, ABRAGE, APINE
4. Lastro e Energia:
ABEEÓLICA, ABIAPE, ABRACE, ABRACEEL, ABRAGE, ABRAGEL, ABRAGET, APINE, UNICA
5. Sistemática de Leilões:
ABRACE, ABRADEE, APINE
6. Desburocratização e Melhoria de Processos:
ABCE, ABEEÓLICA, ABRATE, ABSOLAR
7. Governança:
FASE
8. Novas Tecnologias:
ABAQUE, ABCM, ABDAN, ABINEE
9. Abertura do Mercado:
ABCE, ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGEL
10. Racionalização de Encargos e Subsídios:
ABIAPE, ABRACE, ABRADEE, ABRAPCH
11. Sustentabilidade da Distribuição:
ABGD, ABRACEEL, ABRADEE, ANACE
12. MRE:
ABIAPE, ABRAGE, ABRAGEL, APINE
13. Processo de Contratação:
ABEEÓLICA, ABRADEE, ABRAGET, APINE
14. Sustentabilidade da Transmissão:
ABEEÓLICA, ABRAGE, ABRATE, ABSOLAR
15. Integração Gás-Energia Elétrica:
ABIAPE, ABIOGAS, ABRAGET, COGEN
A apresentação também inclui as ações para as quais foi identificada a necessidade de comando legal para implementar as mudanças, e o cronograma de conclusão das ações.
A Abraceel foi representada pela Diretoria Executiva, sendo que, ao final da reunião, Reginaldo Medeiros, enfatizou o apoio dos comercializadores a mudanças do modelo comercial brasileiro, e sugeriu a todos que trabalhem de forma integrada, a fim de que o projeto chegue a bom êxito.