Estamos encerrando 2019 e a Abraceel fecha o seu balanço anual com um dado que mostra a força que a associação das comercializadoras tem no mercado. As 94 empresas associadas da Abraceel representaram juntas no ano 83% do volume de energia livre comercializada no mercado nacional. E com uma escala de economia superior aos anos anteriores.
No fechamento deste ano a Abraceel apurou que a tarifa de energia média das distribuidoras para os clientes cativos foi de 253 R$/MWh e no Mercado Livre esse valor foi de 167 R$/MWh, o que representa uma economia de 34% na conta de energia dos clientes livres.
A Abraceel levantou uma série de pontos fundamentais para a abertura do mercado de energia no Brasil e apresentou-os ao governo na forma da “Agenda do Mercado de Energia”, lançada no 11º Encontro Anual do Mercado Livre de 2019, que está disponível no site da associação www.abraceel.com.br. Estão sendo agendadas para 2020 reuniões com MME, ME, Aneel, ONS, CCEE, EPE, Presidência da República, Câmara e Senado para apresentar essas propostas em detalhes para as autoridades.
Para a Abraceel, isso é mais uma prova de que o ano de 2019 foi de avanços para o setor elétrico e o mercado livre de energia. O maior deles é que o Brasil está encerrando o ano com uma excelente notícia. O Ministério de Minas e Energia publicou no dia 12 de dezembro a Portaria nº 465 que dá continuidade à redução dos limites de acesso ao mercado livre iniciada pela Portaria nº 514 de 2018.