O Ministério de Minas e Energia definiu o cronograma de trabalho da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), com os temas a serem estudados pela Comissão no ciclo 2019-20.
Além disso, criou dois grupos de trabalho que deverão apresentar seus resultados até 30.05, para aprovações até 30.07, conforme a RES CNPE 07/2016. Para a conclusão das atividades estão previstas consultas públicas.
Grupo de Trabalho Governança: coordenação do MME
– Governança da CPAMP: Grupo de Trabalho revisitará os atos normativos de funcionamento da CPAMP. Consulta pública prevista para abril. São membros titulares desse grupo de trabalho: Agnes da Costa (MME), Renata Nogueira (EPE), Cesar Pereira (CCEE), Christiano Vieira (Aneel) e Marcelo Prais (ONS).
Grupo de Trabalho Metodologia: coordenação da EPE
– Volatilidade do CMO/PLD: GT avaliará o impacto de não considerar a ENA como variável de estado na Função de Custo Futuro. A consulta pública está prevista para ocorrer entre maio e julho – subcoordenação da CCEE. Os membros titulares são: Renata Nogueira (EPE), Igor Souza (MME), Rodrigo Sacchi (CCEE), Christiano Vieira (Aneel), Mario Daher (ONS). O Cepel também participará das reuniões.
– Geração de Cenários: GT avaliará a proposta em que cenários de afluência possam preservar por um período maior a condição hidrológica recente, por meio da inclusão de parcela anual no modelo Par(p). Consulta pública prevista para ocorrer entre maio e julho – subcoordenação CCEE e ONS.
– Projeções representativas de médio e longo prazo: GT irá elaborar um diagnóstico sobre tendências de redução de Custo Marginal da Operação (CMO) em simulações Newave. Consulta pública prevista entre junho e julho – subcoordenação da EPE.
– Representação da produtibilidade hidrelétrica: GT pretende estabelecer metodologia para representar o rendimento e perdas hidráulicas na função de produção do Decomp. Consulta pública prevista entre maio e julho – subcoordenação do ONS.
– Operação e Preço: GT irá acompanhar a operação sombra do modelo Dessem – subcoordenção CCEE e ONS.