A bandeira Segurança de Mercado está presente numa série de ações que a Abraceel promove com os seus associados. Recentemente lançamos em parceria com a Dcide o Manual de Boas Práticas de Gestão de Risco. A associação acompanha essa questão com a máxima atenção e tem colaborado ativamente com reguladoras para ampliar a segurança do mercado elétrico no Brasil.
A Abraceel apresentou alternativa à proposta original da Chamada de Margem Semanal que a CCEE/ANEEL discutiram em 2019. Sobre os chamados contratos financeiros e derivativos de energia realizamos workshops para o mercado em parceria com a Hydro e o BBCE, além de outros internos que abordaram também a criação de uma “clearing house” que na visão da associação é um negócio de risco e como tal necessita de empreendedores que desejem aportar seus capitais.
Temos também uma aba no nosso novo portal onde os associados inserem informações como o balanço auditado para dar mais transparência à comercialização de energia e facilitar a concessão de créditos entre empresas. Recentemente o Conselho da Abraceel ampliou critérios de adesão ao seu quadro associativo que incluem a descrição detalhada da política de risco da empresa e o conhecimento prévio dos demais associados sobre a intenção do candidato à associado participar da Abraceel.
A meta da Abraceel é seguir com esses ajustes. Temos discutido com nossos associados a implantação de novos processos que garantam ao mercado livre de energia a segurança que o segmento necessita para continuar seu processo de crescimento e expansão, especialmente no momento em que vemos com grande otimismo a possibilidade do Senado e da Câmara finalmente aprovarem, ainda nesse primeiro semestre, a portabilidade da conta de luz que é um desejo de 80% dos brasileiros como atesta pesquisa recente do Ibope Inteligência.