A Abraceel parabenizou o governo federal pela iniciativa de lançamento do programa “Novo Mercado de Gás” em 2019. A liberalização do mercado de gás natural está entre as bandeiras institucionais defendidas pela associação como um elemento fundamental, não apenas para menores preços do energético pelo efeito competição, mas para o crescimento do próprio Brasil. Três providências permanentes estão sendo tomadas pela Abraceel diretamente focadas no gás natural.
Temos atuado constantemente no Congresso Nacional há alguns anos, não só para esclarecer parlamentares sobre as vantagens do gás natural como energético de transição da matriz energética do ciclo do carbono para uma nova matriz renovável, mas também para apontar que o fim do monopólio no mercado da molécula do gás traz vantagens para o aumento da competitividade da indústria brasileira e para a própria cadeia produtiva do gás natural no país. Além de sua iniciativa própria, a Abraceel está presente em outras ações, por meio do conceituado Fórum do Gás, criado por iniciativa da Abraceel e que hoje congrega os principais agentes do setor e das Federações de Indústria e Comércio envolvidas com a mesma bandeira da liberdade de mercado.
Este ano vamos impulsionar nossa atuação em favor da cadeia produtiva do gás natural, e estímulo à competição, com o mapeamento de todas as barreiras regulatórias à livre competição, especialmente contratuais e tarifárias, que impedem melhorar o acesso dos consumidores a um produto mais barato no Brasil.
A proposta da Abraceel é que as possíveis alterações legais, infralegais e regulatórias possam efetivamente gerar negócios e opções de gás mais barato aos consumidores livres. A célere regulamentação do “Novo Mercado do Gás” é fundamental para a efetiva existência de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, que contribuirá para a retomada do crescimento econômico, com geração de emprego e renda para o país.