O Ambiente de Comercialização Livre acompanha com muita atenção as entrevistas que o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, tem concedido à imprensa nacional sobre o setor elétrico neste momento que o país vive um estado de isolamento social. O que tem chamado à atenção do setor são os comentários positivos sobre o andamento dos trabalhos com o fim dessa crise.
Essa semana o MME divulgou um comunicado reafirmando o compromisso com o processo de modernização do setor elétrico brasileiro, ajustando o andamento dos trabalhos ao momento que a nação está focado no combate ao coronavírus. De acordo com o MME o Plano de Ação de Modernização sofrerá ajustes no seu curso, mas sem a interrupção dos trabalhos. Isso significa que os temas relevantes e estratégicos sobre setoriais e investimentos sejam pautados assim que a situação se normalizar.
Para a Abraceel esse comunicado do MME é muito importante para todos os agentes do setor e mais especialmente para o mercado livre de energia. “Já estamos com Projeto de Lei (PLS) 232/2016 que prevê a portabilidade da conta de luz caminhando no Senado. O posicionamento de apoio do MME à pauta de modernização do setor elétrico é fundamental para demonstrar que estamos todos de mãos dadas para o amadurecimento desse setor e a abertura do mercado de energia”, comenta o presidente da associação Reginaldo Medeiros. A expectativa do mercado livre de energia é que essa matéria siga o mais rápido possível para a Câmara Federal.
Outro ponto que chamou a atenção do mercado foi a informação que o MME está desenvolvendo uma forma de divulgar o acompanhamento que a pasta tem feito da implementação das ações do plano de ação por meio do seu site, até para que os agentes possam visualizar melhor os trabalhos em curso. De acordo com o Ministério assim que esse recurso tecnológico estiver disponível em sei site ele será divulgado.