O presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, e o presidente do Conselho de Administração, Ricardo Lisboa, participaram no sábado, 04.04, de uma reunião com o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, para discutirem medidas de enfrentamento aos impactos que a atual pandemia está provocando no setor. Participaram também os diretores executivos da ANEEL, CCEE, ONS, EPE, os Secretários do MME e representantes de praticamente todas as associações do setor elétrico nacional.
Ricardo Lisboa fez uma série de comentários sobre a necessidade de haver equilíbrio no setor energético e no mercado livre de energia. Parabenizou o MME pelas declarações de continuidade e apoio ao PLS 232, que prevê a modernização do setor, falou da importância de uma solução para o GSF, ressaltou que o sucesso do setor elétrico no Brasil nos últimos anos deve-se pelo respeito aso contratos e comentou a situação de impacto que os comercializadores estão sofrendo com o Covid-19, com redução de mercado e queda de receitas, mas sem deixar de tomar uma posição firme de que as soluções devem vir de todas as partes, e que contratos estabelecidos sejam respeitados. “Só assim teremos condições de manter o setor elétrico com a confiança que precisamos para a manutenção dos investimentos”, comentou.
O Ministro Bento Albuquerque garantiu que está acompanhando com extrema atenção os impactos do Covid-19 no setor, inclusive com parceiros internacionais. Tem trabalhado em sintonia com o Ministério da Economia para buscar soluções, quer preservar a saúde financeira de todos os agentes, está empenhado numa solução para o GSF, continuará a zelar pela credibilidade do mercado e, principalmente, reafirmou o seu apoio ao projeto de modernização do setor elétrico nacional. Outro ponto que não ficou esquecido no discurso de Albuquerque foi a importância de se preservar a credibilidade setorial e prosseguir com a atração de novos investidores.
A Abraceel teve a oportunidade de comentar com o Ministro Bento Albuquerque que está promovendo uma campanha entre seus associados para arrecadar fundos para construção de leitos de UTI no Hospital Israelita Albert Einstein e outras iniciativas neste momento de grande consternação do país e do mundo. Somos parte da solução do problema!