A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) fez videoconferência com as empresas associadas da Abraceel para discutir temas de interesse do mercado de energia.
Sobre o preço horário, a conselheira Talita Porto mencionou que após a reunião com os associados da Abraceel em 04.05, ficou claro que a aprovação do PrevCarga com apenas um mês de antecedência não ajuda os agentes, e por isso a CCEE está fazendo esforço para estipular um prazo limite para o mecanismo ser aprovado. Ademais, informou que a CCEE está avaliando se a REN 843/2019, sobre a governança do PLD, precisa ser revista para detalhar as regras de contingência ou se isso pode ser feito via Procedimentos de Comercialização.
Sobre a falta de convergência dos resultados em máquinas diferentes, a conselheira informou que a CCEE já testou vários casos de 2020 com a mesma instrução AVX e a reprodutibilidade foi 100% garantida, mantendo o tempo de processamento. A CCEE está finalizando a verificação dos casos de 2019 com o ONS.
Sobre o Comitê Técnico, sua implementação atrasou em face das demandas da pandemia, e a CCEE está finalizando junto com o ONS as funcionalidades da plataforma conjunta, para então convocar os agentes para as reuniões.
Ricardo Lisboa, presidente do Conselho da Abraceel, manifestou preocupação quanto à limitação de rodadas simultâneas do Cplex, já que rodar diversos cenários é fundamental para a atividade dos comercializadores.
A Câmara informou que já são mais de 40 agentes que adquiriram o Cplex, e considera que trocar de “solver” para implementação em 2021 seria impraticável. Então, estão tentando facilitar com a IBM a negociação de compra de várias licenças.