Em reunião virtual com associadas da Abraceel, B3 apresenta os produtos que estão sendo desenvolvidos para o mercado livre de energia
A Abraceel promoveu uma reunião da B3 com suas empresas associadas, no dia 22, para que a bolsa apresentasse os produtos que estão sendo desenvolvidos para o mercado livre de energia. Fábio Zenaro, Diretor de Produtos Balcão, Commodities e Novos Negócios da B3, apontou que a intenção é usar a expertise da B3 no mercado financeiro para colaborar com o mercado de energia. Alegou que o desenvolvimento dos produtos está demandando tempo, pois tiveram que conseguir autorização da CVM e também fizeram um mapeamento dos fluxos do mercado de energia com uma consultoria. Ressaltou que o objetivo é construir soluções em conjunto com o mercado.
Ana Beatriz Mattos, Superintendente de Novos Negócios da B3, apresentou os grandes desafios do setor de comercialização na visão da entidade. Segundo ela, existe uma visão compartilhada entre os agentes que o desenvolvimento do mercado de energia passa pelos derivativos. Uma bolsa de derivativos é adaptada à atual legislação, mas a bolsa para o mercado físico exigiria alterações regulatórias. Nesse sentido, a B3 pretende dar o primeiro passo neste caminho lançando uma plataforma de informações até o final de setembro deste ano.
A Plataforma B3 Energia deve ter divulgações de curvas de preços e controles de alavancagem, que indicarão o registro de contratos além dos limites de risco e exposição. A B3 considera fundamental que o mercado esteja confortável com a solução, que poderia ser aprimorada ao longo do tempo, por isso tem buscado manter um diálogo aberto com os agentes.