Discussão sobre chamada de margem será postergada.
A CCEE e a Aneel estão trabalhando em conjunto para construção de medidas de curto prazo para a melhoria da segurança do mercado livre e, em reunião com nossa equipe no dia 01.07, declararam achar apropriado deixar a discussão da chamada de margem para outra oportunidade.
Logo, com objetivo de apresentar propostas alinhadas com as necessidades do mercado, as entidades enfatizaram estar realizando um amplo diálogo com os agentes, e se comprometeram a só levar o assunto à Diretoria da Aneel quando houver consenso entre o mercado, a Agência e a CCEE.
Em linha com o que já havia apresentado anteriormente, a CCEE propõe medidas de curto, médio e longo prazos, deixando a critério do regulador como será operacionalizada a regulamentação.
Para o curto prazo, a CCEE pretende propor medidas a serem regulamentadas ainda este ano, como:
- aprimoramento dos critérios de entrada, manutenção e saída ao mercado livre de agentes;
- parceria com a BBCE: compartilhamento das informações de forma voluntária;
- desenvolvimento de garantias para o MVE;
- compartilhamento de informações com o mercado, de forma voluntária, e para isso serão criados incentivos para adesão; e
- aprimoramento do Processo de Monitoramento de mercado
Destacamos que o tema segurança do mercado é bandeira da Associação e que no ano passado foram inúmeras as discussões sobre o assunto, que resultaram na publicação de Cartilha de Boas Práticas de Gestão de Risco e abertura no nosso site de espaço para a divulgação de informações sobre associadas. Nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado é permanente!