Diretrizes para a comercialização 4.0:
Escala é fundamental: é necessário ganhar em escala e promover com qualidade a integração completa desde a venda do produto, sua entrega e a experiência com as necessidades do cliente;
Novas opções serão construídas: as boas ideias de geração de receitas adicionais devem ser construídas e nascem da integração com os demais produtos – cross selling, up selling, fidelização, etc. – comercialização de gás natural também é opção;
Novo consumidor é diferente: a geração de consumidores se altera rapidamente e a forma de aquisição pode ser uma disrupção em relação ao consumo das gerações anteriores. É preciso estar disponível em qualquer lugar e com uma gama de produtos flexíveis;
Mais riscos: ser capaz de identificar, assumir e gerenciar riscos será essencial para obter lucros econômicos. O futuro da comercialização criará um ambiente de maior risco (crédito, operacional, mercado, concorrencial), mas também de bom retorno;
Personalização é chave: especialização e diálogo com segmentos específicos de clientes serão fundamentais para ofertar propostas diferenciadas de valor – a segmentação “inteligente” do mercado final é o sucesso.