No dia 01.10, a Abraceel realizou mais uma edição da Sexta Livre com o Rui Altieri, presidente do Conselho Administrativo, para discutir passado, presente e futuro do setor elétrico.
Sobre o passado, Rui abordou que os desafios enfrentados pelo mercado envolviam uma matriz com protagonismo de hidrelétricas e apoio de térmicas, as principais contratações ocorriam no mercado regulado, era o início das operações na CCEE e existia uma recém estruturação do setor elétrico no modelo atual.
O presente para Rui é mais animador, pois conta com uma diversidade de agentes, a diversificação da matriz, com maior presença das fontes renováveis, os consumidores livres com demanda cada vez menor atuam no mercado e a consolidação da CCEE como a “Casa do Mercado”.
Para o futuro, o presidente do Conselho Administrativo da CCEE, abordou que o principal desafio do setor é a liberdade total nas relações comerciais, com a especialização das empresas, a construção de projetos híbridos, a abertura integral do mercado e o desenvolvimento de produtos moldados para os consumidores.
Apresentou também que as cinco atuais bandeiras da Câmara são segurança de mercado, PLD, modernização do setor, mercado de capacidade e formação de preços estão alinhadas com as bandeiras da Abraceel.
Ao final, colocou a sua preocupação para as transformações que o setor está passando e a necessidade de os agentes se prepararem para essa mudança, com uma nova atuação do consumidor e promover uma regulamentação coerente com as mudanças.
A meta da CCEE é propor uma agenda com consenso das Associações para avançar nos temas de maior relevância para os próximos anos, como a separação lastro e energia e o tratamento adequado dos contratos legados para uma abertura de mercado no máximo em dois anos.