No dia 01.12, Abraceel, BBCE e CCEE lançaram o terceiro e-book da série Derivativos de Energia, dessa vez com foco na Supervisão e Monitoramento no mercado, em um evento com a participação de mais de 130 pessoas.
Carlos Ratto, Presidente do BBCE, iniciou o evento reforçando que o material aborda a importância da supervisão e monitoramento para o mercado de derivativos de energia, além de esclarecer o que é a autorregulação, as normas do mercado de derivativos e a regulamentação geral do mercado de valores mobiliários.
Rose Santos, Conselheira da CCEE, ponderou que apesar de a Câmara não estar voltada diretamente para a atividade de autorregulação, atua na supervisão e monitoramento do mercado de energia. Na sua visão, o maior desafio é mostrar aos agentes que esse processo não é punitivo, e isso só será possível se houver amplo conhecimento e educação do mercado de energia.
Margareth Noda, analista da CVM, considera que a autorregulação é uma atividade muito importante no mercado de derivativos, que auxilia a atividade desenvolvida pelo regulador. Quanto às diferenças entre derivativos de energia e os demais derivativos, Margareth comentou que, em se tratando de regulação, não existe diferença. No entanto, as instituições reguladoras ou autorreguladoras respeitam as características de cada mercado.
Por fim, Reginaldo Medeiros, Presidente Executivo da Abraceel, reforçou a importância da educação nos mercados de energia, financeiro e físico, razão pela qual a Abraceel liderou diversas iniciativas a respeito do tema, a exemplo das edições anteriores da série Derivativos de Energia e a certificação dos operadores de mercado.
O e-book está disponível tanto no site do BBCE, quanto no da Abraceel pelo link, e a íntegra do evento está disponível no YouTube.