A Abraceel realizou levantamento que mostra que, nos últimos 7 anos, a conta de luz do brasileiro aumentou muito acima da inflação no período. A tarifa de energia elétrica residencial teve um aumento médio anual de 16,3% entre 2015 e 2021, enquanto o IPCA teve uma variação de 6,7% ao ano, aumento de 237% da inflação.
O material destaca ainda o quanto a conta pesou no bolso do brasileiro nesse período. Os gastos com energia elétrica representaram 10,65% da variação do IPCA. Já no mercado livre, onde os clientes podem negociar contratos livremente com as empresas de energia, como comercializadoras, os preços oscilaram 25% abaixo da inflação no período. No momento, o livre comercio de energia é realidade apenas para clientes que consomem acima de 1.000 kW.
“Esse levantamento mostra como o consumidor cativo teve seus custos aumentados nos últimos anos e como a abertura do mercado livre a todos os consumidores poderia impactar de forma positiva a economia. A expectativa para os próximos anos não é diferente, pois ainda temos custos de 2021 que não foram repassados para as tarifas e provavelmente teremos outro aumento acima da inflação em 2022. Quando esse novo empréstimo ao setor elétrico começar a ser pago, impactará ainda mais as tarifas, o que significa que ainda vamos pagar por esse custo nos próximos anos. É urgente darmos liberdade de escolha ao consumidor”, explica Alexandre Lopes, vice-presidente de energia da Abraceel.
Em 2021, o IPCA teve uma variação de 10,06% enquanto a tarifa de energia elétrica aumentou 21,21%, representando um impacto de 0,98 pontos percentuais na inflação do ano.
A Abraceel defende a pauta de abertura do mercado livre há muitos anos, pois acredita que a livre escolha do consumidor brasileiro de energia elétrica trará inúmeros benefícios para o consumidor brasileiros. Uma das ações frente a essa pauta foi o mapeamento das contribuições enviadas à Tomada de Subsídio 10/2021 da Aneel, que visava obter sugestões para os temas relacionados à abertura de mercado, e que destacou que nenhum agente do mercado é contrário à abertura. Acesse o mapeamento completo aqui!