No dia 26.01, a Abraceel, em parceria com a Volt Robotics, realizou o lançamento do Match da Energia, solução digital desenvolvida para medir a distância entre o planejamento, operação e preço, que permite identificar a diferença entre o que é definido pelos modelos e o que acontece na realidade.
Rodrigo Ferreira, presidente executivo da Abraceel, iniciou o evento destacando que a iniciativa surgiu das discussões do Planejamento Estratégico da Associação, na busca pelas melhorias na formação dos preços. Além disso, ressaltou o cuidado em apresentar o produto inicialmente aos órgãos envolvidos na formação de preços, como CCEE, Aneel e ONS.
Donato Filho, da Volt Robotics, iniciou sua apresentação ponderando que o Match dá força à modernização do setor elétrico, além de exemplificar como é realizado esse monitoramento entre o planejamento e a operação em outros países.
O Match da Energia utiliza a base de dados da CCEE para entender o que o aplicativo está simulando e compara com o que está acontecendo na prática. Além disso, é possível selecionar o período de análise e a usina que deseja observar o match, com as atualizações sendo realizadas semanalmente.
O site é de fácil entendimento com termos simples para que a sociedade consiga compreender e utilizar da ferramenta. Além de colaborativo, com espaço para contribuições e dúvidas.
Em linhas gerais, o Match é uma solução digital que consolida milhares de informações para medir com fatos e dados a distância entre a operação real e a determinada pelos aplicativos do setor elétrico. É uma forma objetiva de questionar as diferenças e ajudar na identificação de suas causas raízes, contribuindo para estabelecer ações prioritárias para aprimorar os aplicativos.
É importante ressaltar que o Match não é uma forma de construir críticas vazias ou indicar falhas ou evidenciar erros. E também não é o uso de fatos e dados para desconstruir o que existe em termos de aplicativos, sem oferecer opções construtivas para melhorá-los.
A apresentação completa está no site da Abraceel ou pelo link e a gravação completa pelo Youtube.
O site do Match da Energia pode ser acessado aqui.