No dia 16 de fevereiro, a Abraceel e a consultoria PSR se reuniram com a diretoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para mostrar o estudo sobre aperfeiçoamento na formação de preços por modelos.
Rodrigo Ferreira lembrou o lançamento da plataforma “Match da Energia”, ferramenta digital desenvolvida em parceria com a Volt Robotics que representa, por meio de indicadores, o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e as diretrizes oriundas dos modelos computacionais.
Em seguida, explicou sobre a conclusão do estudo elaborado com a consultoria PSR para discutir o aprimoramento da formação de preços e o despacho por custos no Brasil. Ressaltou que o estudo é uma contribuição da Abraceel para o debate, destacando a importância do diálogo com as instituições.
O presidente da PSR, Luiz Barroso, disse que o estudo teve início em junho de 2021 e que o objetivo não foi comparar preço por custo e preço por oferta, mas otimizar a modalidade de despacho por custos no Brasil. Ressaltou que uma conclusão interessante do estudo é o consenso existente no mercado sobre uma agenda propositiva no âmbito da governança e simetria de informações.
Em resumo, foi elaborado um plano de ação, visando aprimoramento da formação de preços no Brasil, com duas premissas principais:
- Recomendações de um número finito de ações, para execução no curto-prazo, mirando a governança; e
- Apresentação de propostas de melhorias possíveis para o médio e longo-prazos, mirando os modelos e metodologia.
O objetivo do estudo é trazer uma visão conceituada e uma agenda de propostas de consenso pelo mercado, que deve ser trabalhada em conjunto com as entidades setoriais e órgãos do governo federal.
Ao final, após elogios dos diretores do ONS à iniciativa da Abraceel, Rodrigo Ferreira sugeriu uma agenda de trabalho para estabelecer um plano de ação estruturado com o operador do sistema elétrico, a fim de explicar em detalhe os pontos do estudo e implementar os aprimoramentos sugeridos