No mês de março, foi realizada a primeira reunião de 2022 do Fórum do Gás. Na pauta, a agenda de trabalho 2021, proposta de temas prioritários para 2022 e a eleição de membros representantes dos postos de coordenação.
O Vice-Presidente de Estratégia e Comunicação da Abraceel, Bernardo Sicsú, foi indicado pelas organizações que fazem parte do Fórum, por unanimidade, para assumir a função de coordenador-geral. Complementando a coordenação, Adrianno Lorezon foi eleito subcoordenador-geral, e Lucien Belmonte, Luís Fernando Quilici e Camila Schoti foram apontados como coordenadores adjuntos. Juliana Rodrigues, da Abrace, permanece como secretária-executiva do Fórum.
Paulo Pedrosa, presidente executivo da Abrace e coordenador-geral do Fórum do Gás na última gestão, recebeu uma placa em agradecimento ao trabalho realizado em prol da agenda do gás natural nos últimos anos.
No encontro, os participantes definiram os temas que deverão ser foco da Agenda de Trabalho do Fórum do Gás para 2022:
- Proposta aos presidenciáveis e candidatos a governos estaduais
Serão elaboradas propostas aos principais candidatos, com ênfase no fortalecimento do regulador, melhor aproveitamento dos recursos e desenvolvimento do ambiente livre.
2. Desconcentração, competitividade e liquidez na oferta
Com objetivo de elaborar propostas para acelerar a transição para um mercado mais competitivo e diverso, o Fórum deverá buscar o apoio de consultoria para elaborar plano de desconcentração da oferta de gás.
3. Pacto nacional – harmonização regulatória
O Fórum focará em ações que busquem o aperfeiçoamento das regulações estaduais e harmonização regulatória entre os estados.