Em concorrida cerimônia, que contou com um auditório lotado e a presença de diversas autoridades, Hélvio Guerra e Ricardo Tili tomaram posse como diretores da Aneel.
Em seu discurso, o diretor Hélvio citou a Abraceel e defendeu a abertura de mercado, mencionando que se dedicará para que essa ocorra de maneira equilibrada.
Ricardo Tili, por sua vez, destacou que buscará, incansavelmente, a promoção de um serviço de energia elétrica com a qualidade que o consumidor brasileiro merece, e prometeu trabalhar com afinco junto ao MME, Parlamento, agentes do setor e sociedade.
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em mensagem de boas-vindas registrada em vídeo, também destacou a abertura de mercado e a modernização do setor como objetivos frente ao “acelerado processo de transição energética, impulsionado pela descarbonização da matriz, pela descentralização da geração de energia, pelo empoderamento do consumidor e pela digitalização”.
Já a Diretora-Geral substituta da Aneel, Camila Bomfim, animou os novos diretores ao destacar que “é fascinante pensar no futuro do setor elétrico, em todas as inovações que batem a nossa porta”. A cerimônia ocorreu no dia 02.06 na sede da Aneel e contou com a presença da diretoria da Abraceel.
Sobre os diretores empossados
Ricardo Lavorato Tili é advogado especialista em Direito de Energia, e em Comercialização de Energia Elétrica. Foi diretor de Regulação e Comercialização da Eletronorte, gerente de Mercado e Contratação de Energia da Eletrobras Distribuição Rondônia e gestor do Plano de Recuperação de Créditos do Fundo Setorial (CCC) para empresas de distribuição do grupo Eletrobras. Também integrou o time da Uzzi Energy, associada da Abraceel. Tili seguirá na diretoria da ANEEL até maio de 2025, na vaga decorrente do término do mandato de Sandoval Feitosa, que assumirá como Diretor-Geral a partir de 14 de agosto.
Hélvio Neves Guerra é Engenheiro Eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI (1979), Mestre em Engenharia Elétrica também pela EFEI (1981) e Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp (2001). Entre 2019 e 2020 ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. Entre 2001 e 2019, trabalhou na ANEEL ocupando as superintendências de Estudos e Informações Hidrológicas, de Licitações e Controle de Contratos, de Concessões e Autorizações de Geração e de Fiscalização dos Serviços de Geração. Entre 2006 e 2010 foi presidente da Comissão Especial de Licitações da ANEEL, responsável pelos leilões de energia e linhas de transmissão. Ocupa assento na Diretoria da ANEEL desde novembro de 2020, onde ficará até maio de 2024.