Durante o Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (Enase), realizado no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de junho, a Abraceel assinou um memorando de entendimento com a Comissão de Integração Energética Regional (CIER) para firmar uma parceria voltada para formação de grupos de trabalhos que permitam propor um marco regulatório regional de comercialização de energia, com mecanismos de mercado, envolvendo Bolívia, Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Equador, Paraguai, Peru, Chile e países da América Central e Caribe.
Criada em julho de 1964, a CIER é uma organização não governamental de caráter internacional sem fins lucrativos, com reconhecimento dos governos, inclusive com caráter diplomático. É integrada por dez comitês nacionais que representam países da América do Sul e da América Central e Caribe. A instituição conta com 241 associados, entre empresas e órgãos do setor energético, e tem como missão promover a integração e a segurança eletroenergética entre os países-membros, fomentando e coordenando as iniciativas de integração.
A comissão busca estabelecer cooperação mútua para promover ações que permitam o desenvolvimento energético sustentável, com ênfase especial na segurança do abastecimento, o abastecimento universal, a competitividade e qualidade dos serviços, buscando maior eficiência e competitividade.