O GT Metodologia da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) realizou workshop com os agentes para discutir os temas a serem priorizados pela Comissão no próximo ciclo de trabalho.
Com base em estudo da PSR sobre modelos computacionais, a Abraceel ofereceu contribuições para a comissão:
- i) Representação mais detalhada de variáveis hidráulicas:
– Representação dos reservatórios individualizados (Newave híbrido).
– Representação desagregada de geradores das usinas hidrelétricas (unit commitment hidráulico).
– Representação das restrições operativas hidráulicas nos modelos, como a construção das restrições ambientais de forma linearizada.
- ii) Representação da carga e geração renovável:
– Aprofundar os estudos para representação dessas variáveis de forma probabilística.
iii) Continuidade em temas aprovados no ciclo atual:
– Reavaliar o número máximo de iterações para melhorar a estabilidade da solução, revisitando definições como a reamostragem e o número de aberturas.
– Melhora da performance computacional do modelo, para acelerar o processo de convergência.
A sugestão da Cpamp de atividades para o próximo ciclo foi muito aderente à sugestão da Abraceel, pois serão priorizadas:
– Newave Híbrido. O primeiro relatório técnico sobre o assunto foi entregue e está sendo avaliado pelo GT Metodologia. O cronograma prevê etapas considerando sua entrada em vigor em janeiro de 2025.
– Unit Commitment Hidráulico
– Fontes intermitentes: modelo de geração de cenários de geração eólica que permita uma melhor representação da incerteza dessa fonte de geração. O cronograma prevê etapas considerando sua entrada em vigor em janeiro de 2024.
Também atendendo a um pleito do mercado, a Cpamp pretende abrir consulta pública em 10.06, com um prazo de um mês, de forma a cumprir o cronograma divulgação do calendário com as atividades do ciclo até o dia 31.08. A apresentação realizada pela Cpamp está disponível aqui.