A abertura do mercado de energia foi um dos temas destacados no discurso de posse do economista e advogado Adolfo Sachsida, nomeado pelo Presidente da República para ocupar o cargo de Ministro de Minas e Energia no lugar do almirante Bento Albuquerque.
Em discurso para a imprensa realizado dia 11.05, o novo titular da pasta responsável pelas políticas energéticas federais frisou, entre outros pontos importantes, que a aprovação do PL 414/2021, que moderniza o marco regulatório do setor elétrico, é prioridade para o governo federal, tema que será conduzido “em parceria com o Congresso Nacional”.
A prioridade para o PL 414/2021 foi mencionada pelo novo ministro ao apontar que o governo federal continuará a insistir na aprovação de medidas estruturais, em vez de gastar esforços em soluções pontuais, para as distorções do setor elétrico brasileiro.
Ainda durante a campanha presidencial, Sachsida ajudou a inserir a pauta da abertura do mercado de gás natural no programa de governo do então presidenciável Jair Bolsonaro. Depois de discussões setoriais, inclusive com forte envolvimento da Abraceel, no âmbito do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural, a nova legislação, Lei 14.134, foi sancionada em abril de 2021.
Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel, em entrevista para jornalistas, elogiou o perfil do novo ministro, analisando que a expectativa é de avanço na condução de temas importantes para o setor de energia elétrica, como a aprovação do PL 414/2021 e a capitalização da Eletrobras.
Confira a íntegra da declaração à imprensa feita pelo Ministro Adolfo Sachsida aqui.