A Abraceel encaminhou para a Diretora-Geral Substituta da Aneel, Camila Bomfim, carta na qual a associação expressa apoio ao pedido de “sandbox” regulatório sobre “open energy” apresentado pela empresa Lemon Energia.
Tal metodologia prevê autorização temporária para que os agentes desenvolvam modelos de negócios inovadores e testem técnicas e tecnologias, mediante o cumprimento de critérios e de limites estabelecidos pelo órgão regulador, em um procedimento facilitado.
“Open energy” é um conceito no qual os dados pertencem ao consumidor e há mecanismos interoperáveis para permitir a troca de informações entre agentes do setor elétrico, desde que haja o consentimento do consumidor, privacidade e segurança.
O processo de coleta de dados de consumo e da conta de energia de um consumidor, como é feito hoje através de planilhas, se torna inviável em um contexto de abertura de mercado, e por ser manual, pode acarretar erros.
A característica chave do “open energy”, portanto, é a interoperabilidade dos dados do consumidor, criando a possibilidade de trabalhar com esses dados em diferentes plataformas e por diferentes agentes, seja pela distribuidora, comercializador ou por um órgão público.