A Diretoria Executiva da Abraceel foi recebida em audiência no Ministério de Minas e Energia para discutir e pedir celeridade no avanço da abertura completa do mercado de energia elétrica no Brasil.
O presidente da Abraceel, Rodrigo Ferreira, defendeu que sejam definidas regras para a abertura completa do mercado livre de energia elétrica, apresentando resumidamente estudos da associação e outras informações que demonstram os benefícios da medida para a economia, para a sociedade e para o consumidor.
Reforçou ainda que, no dia 8 de julho, a abertura do mercado livre completou 27 anos no Brasil sem incluir 99,97% dos consumidores e que o Atrasômetro da Liberdade sinaliza 19 anos desde que a Lei 9.074/1995 permitiu que o mercado de energia fosse aberto a todos os consumidores.
O MME reforçou que enxerga a competição e a liberdade de escolha do consumidor como meios para promover eficiência e avanços do setor elétrico. Além disso, pontuou que o assunto está na ordem do dia do Ministério de Minas e Energia, que tem se debruçado com afinco sobre o assunto.
O Presidente Executivo da Abraceel sugeriu a realização de novas reuniões periódicas para esclarecer detalhes dos estudos feitos recentemente pela associação sobre a abertura de mercado, apresentando-os para a nova equipe ministerial, o que foi bem recebido pelo MME. O Secretário-Executivo Adjunto, contra-almirante José Roberto Bueno Junior, se prontificou a dar continuidade a essa agenda propositiva.