A Abraceel participou da 7ª edição do Encontro dos Agentes do Setor Elétrico no Centro-Oeste, tradicional evento da associada BC Energia. O presidente-executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, foi mediador em painel organizado para avaliar os avanços nas iniciativas par fortalecer a segurança do mercado de energia elétrica.
Ele destacou a maturidade do mercado livre após as crises causadas pela pandemia e pela escassez hídrica, enfatizando que os agentes que enfrentaram dificuldades encontraram soluções de forma bilateral. Ferreira também frisou a oportunidade de efetivar avanços nas regras sobre segurança para ampliar a liquidez do mercado de energia elétrica.
O especialista em regulação da Aneel, Benny Moura, presente no evento, informou que o órgão regulador está concluindo uma avaliação para avançar nas iniciativas referentes ao monitoramento da alavancagem, na qual deverá constar proposta de período sombra para adaptação dos agentes, etapa prévia à discussão de eventuais melhorias nas garantias financeiras do mercado de curto prazo.
Ele complementou que a agência reguladora vai elaborar minutas de resolução sobre os temas envolvidos nas consultas públicas 10 e 11/2022 e vai abrir novas fases da consulta pública para avaliação dos agentes.
Já a conselheira Rose Santos anunciou que a CCEE está com proposta detalhada de parâmetros do monitoramento que serão discutidas em breve com os agentes e associações do setor elétrico.
Em palestra realizada em sessão seguinte, Camilla Fernandes, Diretora da Secretaria-Executiva no Ministério de Minas e Energia (MME), frisou que a diretriz da pasta é a abertura do mercado, com foco nas ações necessárias para atingir essa meta, e que o MME deseja receber contribuições de todos os agentes no processo de consulta pública para a liberdade do consumidor, não apenas da alta tensão, mas também da baixa tensão.