A análise dos dados de operação do sistema de geração de energia brasileiro em relação ao planejamento determinado pelos modelos computacionais permite diversas reflexões e debates sobre oportunidades de melhorias.
Essas avaliações são possíveis ao avaliar o Match da Energia, plataforma desenvolvida pela Abraceel e a Volt Robotics que acompanha de perto os encontros e os desvios entre os aplicativos de formação de preços e a operação real do sistema elétrico, ajudando a identificar os desdobramentos sobre o custo da energia.
Na área de geração eólica, por exemplo, a temporada dos ventos em 2022 começou com recorde de produção de energia a partir dos ventos no dia 08 de julho. Mas, olhando no retrovisor, como anda o Match da Energia histórico das eólicas?
Entre janeiro de 2021 e junho de 2022, houve acoplamento de 86,76% na geração eólicas, considerando os dados de planejamento e de geração real.
Os dados mostram que a geração total das eólicas foi 5,17% maior que a prevista no período, e que em 66% do tempo a geração total das eólicas foi maior do que a prevista.
Em média a geração das eólicas é maior que a estimada em 400 MWm. Em média, quando a geração é maior que a prevista, o desvio é de 900 MWm.
Já na área de geração hidrelétrica, a Abraceel e a Volt Robotics mergulharam nos dados do Match da Energia para fazer uma reflexão importante. O que é preferível, armazenar a montante ou a jusante?
No mês de junho de 2022, o acoplamento horário das hidrelétricas foi de 69,95%, sendo que uma das principais diferenças foi a política de armazenamento dos reservatórios que pode ser identificada quando analisamos as usinas individualmente.
O aplicativo opta por armazenar água nos reservatórios a jusante e consequentemente aumentar a eficiência da geração nas usinas na foz das bacias.
Já a operação real prioriza o armazenamento a montante (cabeceira das bacias), pois são consideradas outras estratégias definidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que não fazem parte dos aplicativos.
Fica a pergunta: devemos aproximar a política operativa de armazenamento do aplicativo e da geração real?
Usina de cabeceira (geração real < aplicativo)
Usina de foz (geração real > aplicativo)
O acesso ao Match da Energia é gratuito e permite fazer diversas análises, avaliando as usinas, os encontros e os desvios entre os aplicativos e a operação real: bit.ly/match_energia
Se você encontrar algum comportamento curioso entre em contato conosco: matchdaenergia@voltrobotics.com.br.