Mensalmente, a Abraceel disponibiliza o Boletim da Energia Livre, documento que aborda os principais dados do mercado livre, bem como a expansão desse segmento no setor elétrico.
A edição de agosto do boletim destacou que o mercado livre de energia foi responsável por 38% da eletricidade consumida no país. Apontou também que o mercado livre alcançou 28.926 unidades consumidoras, o que representa aumento de 19% nos últimos 12 meses – no período, 4.533 unidades aderiram ao ambiente de contratação livre.
Outro ponto ressaltado é que o desconto no preço da energia para os consumidores no ACL chegou a 40% no mês, considerando a diferença entre a tarifa média das distribuidoras (R$ 280/MWh) e o preço de longo prazo do mercado livre (R$ 169/MWh).
O Boletim da Energia Livre mostra que o mercado livre continua a funcionar como uma alavanca para a transição energética na medida em que 55% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas é direcionada para atender o mercado livre – um crescimento de 25% nos últimos 12 meses.
Em relação a duração dos contratos dos consumidores no mercado livre, 28,9% têm duração de quatro a dez anos, 27,5% de dois a quatro anos e 28,5% de seis meses a dois anos.
Por fim, o estado onde o mercado livre representa maior parcela no atendimento da demanda de energia elétrica local foi o Pará (55%), seguido de Minas Gerais (52%) e Rio Grande do Sul (47%).
O Boletim da Energia Livre da Abraceel apresenta os dados de todos os estados brasileiros e muitas outras informações. Confira a íntegra aqui.