A Abraceel contará com quatro bandeiras em 2023, além de atualização do escopo das três diretrizes vigentes até então.
- Abertura e crescimento do mercado
- Segurança e sustentabilidade do mercado
- Formação de preço
- Eficiência e inovação do mercado
As definições foram feitas na reunião de Planejamento Estratégico da Abraceel, realizada nos dias 03 e 04 de novembro, em Florianópolis. O encontro contou com participação de cerca de 100 pessoas de 60 empresas diferentes.
As decisões foram fruto de amplo debate entre as associadas presentes, em processo conduzido por Donato Filho (Volt Robotics), que estimulou os representantes das empresas a refletirem sobre as necessidades atuais e futuras do mercado de energia. Toda a moderação contou com técnicas de interação que contribuíram para o processo decisório. Em seguida, os profissionais das empresas associadas listaram metas para as quatro bandeiras que a associação trabalhará em 2023.
O encontro contou ainda com um bloco de palestras que contribuíram para os representantes das empresas associadas refletirem sobre mudanças em curso no Brasil e no mundo, avaliando impactos variados no setor elétrico. Ângela Oliveira (Abraceel), Ricardo Amorim (Ricam) e Mário Veiga (PSR) apresentaram análises de cunho político, econômico e tecnológico. Frederico Rodrigues (Abraceel) apresentou uma atualização da evolução das bandeiras que orientam a atuação da associação e Diogo Mac Cord (EY) explicou estudo feito pela consultoria para sobre a abertura completa do mercado de energia.