A Abraceel compareceu à solenidade de transferência de cargo para o novo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A cerimônia, bastante concorrida, foi realizada no auditório do ministério no dia 2 de janeiro.
Em discurso, o ministro anunciou prioridades que vão nortear os trabalhos da nova gestão de Minas e Energia. Uma das principais diretrizes será adotar políticas para acelerar e aprofundar a transição energética, o que incluirá iniciativas para o desenvolvimento da produção de hidrogênio de baixo carbono e outras fontes limpas, o que motivou a criação da Secretaria Nacional de Transição Energética.
Silveira destacou que um dos maiores desafios da nova gestão será “lutar, com afinco, pela redução das tarifas de forma ampla, estrutural e duradoura”. Na visão da Abraceel, a universalização do acesso ao mercado livre e a revisão da escalada de subsídios e contratações compulsórias vão ao encontro dessa prioridade.
Em manifestações públicas e no dia da cerimônia, a Abraceel desejou sucesso ao ministro Alexandre Silveira e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor energético nacional, iniciando interlocução para realizar uma reunião em audiência ainda a ser agendada com a nova gestão da pasta.