Os integrantes dos Conselhos de Administração da Abraceel e da CCEE realizaram reunião no dia 12 de abril, em São Paulo, na sede da Câmara, ocasião em que a Abraceel compartilhou informações relacionadas às bandeiras e metas da Associação para 2023, definidas pelas empresas associadas em planejamento estratégico, e discutiu temas relevantes da agenda do mercado de energia elétrica.
Rui Altieri, Presidente do Conselho de Administração da Câmara, cujo mandato se encerra em poucas semanas, foi homenageado pela Abraceel com uma placa em reconhecimento aos esforços e trabalhos realizados em prol do desenvolvimento do mercado de energia brasileiro.
Alessandro de Brito Cunha, Presidente do Conselho de Administração da Abraceel, explicou que a Abraceel realizou eleições em março e renovou a composição do Conselho de Administração, apresentando os conselheiros empossados, e que há muita disposição para trabalhar em conjunto com a CCEE na medida em que a agenda de ambas as instituições são compostas por temas em comum e que os temas prioritários estão bastante conectados com as demandas das empresas associadas.
Após destacar a importância de avançar em iniciativas como monitoramento da alavancagem e simplificação do processo de migração, o Presidente do Conselho de Administração da Abraceel ressaltou que a associação permanece disponível para trabalhar com bastante proximidade com a CCEE para dar soluções objetivas às ações em curso em 2023.
Segurança de mercado – A Conselheira da CCEE Rose Santos explicou que houve enorme esforço para finalizar o desenho conceitual da proposta de monitoramento da alavancageme há muito trabalho a partir de agora, com a realização dos testes e análise de dezenas de métricas. Uma comissão de apoio à implementação do período sombra do monitoramento será criada pela CCEE, com representantes indicados pelas Associações mais envolvidas com o tema.
Migração ao ACL – O Conselheiro da CCEE Marcelo Loureiro explicou que estão sendo feitos ajustes finais em uma proposta para simplificar todo o trâmite, com foco nos consumidores de baixa tensão, via varejista, cujo conceito será um processo digital e simples que não replicará o roteiro existente atualmente para o mercado de alta tensão. As associações serão procuradas em breve para conhecer detalhes e oferecer contribuições antes que o tema seja oficialmente apresentado à Aneel. Em paralelo, a CCEE permanecerá atuando para simplificar e reduzir prazos na migração do consumidor de alta tensão.
Formação de preços – A Conselheira da CCEE Talita Porto reforçou que as atividades na bandeira de formação de preços seguem prioritárias para a Câmara e que há discussões internas semanais para avançar nos trabalhos.
Rodrigo Ferreira, Presidente-Executivo da Abraceel, ressaltou a pauta em comum entre CCEE e Abraceel, “com mais mercado, menos intervenção governamental e menos subsídios”, reforçou a disposição para trabalhar em conjunto e explicou com mais detalhes bandeiras e metas da Abraceel no ano.