A Abraceel realizou a edição de 2023 do Encontro de Planejamento Estratégico em Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro, para definir bandeiras e metas para orientar o trabalho da Associação nos próximos anos. O evento, que contou com a presença de pouco mais de 100 pessoas de 59 empresas diferentes nos dois dias, teve três importantes momentos.
O primeiro foi marcado por apresentações e debates para oferecer aos profissionais das empresas associadas um panorama do cenário regulatório e político da agenda do mercado de energia, além da visão de mercados internacionais e da evolução das metas definidas no ano anterior. Os dois seguintes envolveram discussões e trabalhos em grupo para definição das metas e coquetel de confraternização e relacionamento.
Fernando Colli, Secretário Executivo–Adjunto do MME, apresentou ações prioritárias conduzidas pelo ministério e disse ter convicção do Ministério na abertura do mercado, mas de forma sustentável. O deputado federal Fernando Filho (União-PE), relator do PL 414/2021, espera proposta do Poder Executivo para modernizar o modelo setorial ainda este ano. O painel também contou com a presença de Mário Menel, presidente do Fase, que apontou a importância de haver cuidados na busca por reequilíbrio de custos.
No painel seguinte, Alessandro Cantarino, Superintendente de Regulação dos Serviços de Geração e do Mercado (SGM), explicou o atual estágio de aperfeiçoamento da regulação do mercado para facilitar a migração do consumidor, informando que a Aneel trabalha em três frentes: comunicar melhor o que pode e não pode ser feito, aperfeiçoar a regulação onde for necessário e atuar com fiscalização onde for preciso.
Marco Delgado, conselheiro da CCEE, explicou a importância dos projetos de tecnologia para aperfeiçoar o funcionamento da Câmara e Alexandre Viana (Thymos Energia) apresentou os fatos mais relevantes do mercado de energia do Texas, já liberalizado.
Após amplo debate entre as empresas associadas, em processo dinâmico e interativo conduzido por Donato Filho (Volt Robotics), a agenda do mercado da Abraceel terá quatro bandeiras:
- Abertura e crescimento do mercado
- Segurança e sustentabilidade do mercado
- Formação de preço
- Eficiência e inovação do mercado