A Abraceel enviou contribuição no processo de Tomada de Subsídios 17/2023 da Aneel no dia 13 de novembro, que trata da validação das novas versões do modelo Dessem e Newave.
A Associação indicou preocupação quanto ao prazo limite de divulgação dos resultados do Dessem nos casos de contingência, quando essa pode ou não ser acionada. Ressaltou que, mesmo em dias em que a contingência não é acionada, é importante ter a definição do horário limite para divulgação dos decks.
Na contribuição, a Abraceel enfatizou que, passado o horário das 16h, os agentes não têm clareza se a contingência foi de fato acionada, em qual nível, ou se trata de um atraso na divulgação, pois não está previsto a comunicação tempestiva ao mercado. Nesse sentido, foi sugerido que seja avaliada a antecipação dos processos do ONS relacionados ao Dessem e programação diária da operação, de forma que o Operador tenha mais tempo hábil para o processamento dos modelos, reduzindo o acionamento da contingência, evitando atrasos na operação em tempo real.
Além disso, sugeriu que é necessário garantir que as mudanças propostas nos modelos não ocasionem um novo fator de imprevisibilidade no mercado, impactando projeções que os agentes reproduzem internamente para os modelos.
A contribuição pode ser lida no site da Abraceel, aba de “Contribuições e Notas Técnicas”.