No dia 20 de novembro, a Abraceel participou de reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), colegiado de mais de 20 órgãos governamentais vinculado à Presidência da República, que elencou a abertura dos mercados de energia e a redução dos subsídios como prioridades para reduzir o Custo Brasil.
O PL 414/2021 foi listado como medida a ser acompanhada pelo governo federal, com o objetivo de “reduzir restrições à figura do consumidor livre” para ampliar a competitividade do país.
O avanço da regulação será importante para ampliar a concorrência no mercado de energia, em especial para o “Brasil Esquecido”, expressão utilizada pela Abraceel para explicar a parcela de consumidores sem acesso a alternativa para reduzir o custo da energia elétrica, o que inclui empresas de pequeno porte dos setores industrial e comercial.
A Abraceel continuará participando das reuniões, apontando soluções para reduzir o Custo Brasil, que passam pela democratização do acesso ao ambiente livre de energia.