No dia 09 de agosto, a Abraceel se reuniu com os diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Christiano Vieira e Alexandre Zucarato, incluindo equipes, para discutir os recentes eventos relacionados à formação de preços, além de questões de governança, reprodutibilidade e convergência entre os modelos Dessem e Decomp.
No início da reunião, a Abraceel destacou a importância desses temas para os comercializadores e a necessidade de manter um diálogo contínuo com o Operador, para que seja possível avançar na melhoria da governança dos modelos computacionais.
Em sua primeira participação, Christiano Vieira destacou que o cenário atual é marcado por crescente competitividade operativa e forte descentralização de recursos, exigindo o desenvolvimento de novos mercados, como resposta da demanda, agregadores de carga e baterias, os quais necessitam do comercializador como agregador desses serviços.
Abraceel questiona sobre recentes ocorrências inesperadas nos modelos
Na sequência, a Abraceel relatou que, em reunião anterior, entre integrantes do Grupo Técnico da Associação, surgiram questionamentos sobre os acontecimentos dos dias 12 e 13 de julho. Durante esse período, o Dessem apresentou um resultado inesperado, o que levou à ativação da contingência e posteriores alterações no Decomp a partir do dia 13 de julho.
O Operador ofereceu explicações e informou que um relatório completo será emitido até o fim de agosto, conforme estipula o Art. 27 da Resolução 1.032/2022, sobre erros identificados, detalhando todas as etapas realizadas e o que foi encontrado.