A 16ª edição do Encontro Anual do Mercado Livre (EAML), realizado nos dias 20, 21 e 22.11 na Costa do Sauipe, Bahia, teve como tema geral “negócios e oportunidades em um mercado em expansão”. Pouco mais de 100 participantes estiveram no encontro.
Abertura: evento focado em networking e conteúdo encerra ano em curso
No primeiro dia à noite, Hermano Junior, Diretor da Informa Markets, juntamente com Rodrigo Ferreira, Presidente-Executivo da Abraceel, fizeram a abertura do evento. Rodrigo lembrou que o evento sempre teve foco em promover relacionamento, mas também fornecer conteúdo exclusivo – este ano, com a novidade de criar trilhas temáticas para públicos específicos – e que o evento funciona como um fechamento do ano em curso. Ressaltou que 2024 foi marcado pela abertura do Grupo A, elevada volatilidade e desafios como os recentes casos de liquidez no mercado. “A agenda de 2024 não vai acabar em 31 de dezembro”, pois os acontecimentos deste ano ainda terão desdobramentos depois, concluiu.
A abertura foi seguida de painel de discussões, em que participaram Rodrigo Ferreira, João Carlos Mello (Thymos), Eduardo Rossetti (BBCE) e Mauricio Godoi (CanalEnergia) como moderador. Questionado sobre como a Abraceel lida com os problemas relacionados à liquidez e risco de mercado, o Presidente-Executivo da Abraceel destacou que o papel da Associação é estrutural, com ações, estudos e propostas para fortalecer a segurança do mercado, o que passa por temas como o monitoramento prudencial, garantias financeiras e estruturas de funcionamento de mercado.
Rodrigo Ferreira também explicou as razões que fizeram a formação de preços se tornar pauta prioritária do Planejamento Estratégico da Associação – é o eixo temático que mais tem aspectos para melhorar, desde informação, processos até tecnologia e governança. Além disso, essa pauta tem várias frentes em curso que devem trazer novidades em 2025, como aprimoramentos técnicos nos modelos, projeto Meta II sobre preço por custo e por oferta e transferência dos modelos do Cepel, entre outros. Por fim, ressaltou que há expectativa de avanço da abertura do Grupo B no atual governo.
Painel 1 – Aprimoramentos para um mercado competitivo: 2024 foi marcado por expansão recorde do mercado livre
Iniciando o segundo dia do evento, Rodrigo Ferreira participou de painel, dessa vez como moderador, composto por Gerusa Côrtes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CCEE, e Gustavo Manfrim, Subsecretário de Assuntos Econômicos e Regulatórios do MME. Gerusa, após apresentar informações referentes à expansão em curso no mercado livre, apontou que a abertura total é um desafio para todos os agentes, seja para a CCEE, que atua para simplificar processos e dar capacidade operacional ao movimento, quanto para as associações, que trabalham com comunicação e linguagem.
O Presidente-Executivo da Abraceel explicou que há visão positiva da forma como a CCEE vem atuando para o movimento de abertura de mercado, sendo propositiva, especialmente na área tecnológica. Questionado sobre qual a percepção do MME em relação ao mercado livre, Manfrim comentou que em relação às premissas e valores, o mercado livre é totalmente alinhado à transição energética, e por isso é importante que haja avanços. Também pontuou que o texto do PL oferecido por um conjunto de associações de classe, incluindo a Abraceel, aborda temas centrais, sendo importante que os dispositivos sejam gerais e flexíveis para que a regulamentação possa incorporar o aprendizado ao longo do processo.
Manfrim ainda elencou a prudência quanto ao gradualismo para expandir o acesso ao mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão e tratar os contratos legados e sobrecontratação com cuidado para não deixar custos para os consumidores que não desejarem migrar. Defendeu que não é necessário contratar energia nova para prover segurança.
Painel 2 – C-level insights: novas frentes de negócio
Reginaldo Medeiros, Presidente da RAD Energia e Conselheiro Independente da Abraceel, foi o moderador desse painel, que reuniu Luiz Fernando Leone Vianna, Vice-Presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia e conselheiro da Abraceel, Alessandra Teixeira, Gerente de Trading da Engie e conselheira da Abraceel, e Fabiano Fuga, Diretor de Comercialização da EDF Renewables, para explicar a forma como as empresas estão se preparando para a abertura do Grupo B, em estudo por parte do governo federal.
Os painelistas comentaram que o processo precisa ser o mais simples possível e considera que o consumidor pequeno certamente reage a incentivos, e não só a preços. Produtos customizados têm grande apelo para consumidores menores. Também foi destacada a necessidade de novos produtos para enfrentar desafios recentes do setor. Reginaldo Medeiros concluiu discorrendo sobre como a informação vinda do consumidor é valiosa em um mercado de varejo e as empresas precisam aprender a extrair valor dessas informações.
Meet ups: temas diferentes para públicos diferentes
Ainda no dia 21 de novembro, no período da tarde, ocorreram os “meet-ups”, que são rodas de conversas temáticas, com dinâmica participativa. Os participantes puderam escolher entre seis meet-ups e a novidade deste ano foi foco em públicos diferentes: front-office, middle-office e CEOs. Os encontros disponíveis eram: (i) IA na prospecção de novos clientes, (ii) clima e projeção de preço, (iii) digitalização para consumidor e varejista, (iv) estratégias de negociação, (v) modelo Dessem: o que fazer, (vi) futuro e projeções de mercado.
Missão Paris: lições internacionais
Concluindo o evento, foi realizado painel em 22 de novembro que contou com apresentação de Jovanio Santos, Diretor de Novos Negócios da Thymos Energia, com as principais lições aprendidas na Missão Internacional da Abraceel ao Cigré Paris 2024. O tema é objeto do “white paper” exclusivo, lançado durante o evento e disponível no site da Abraceel. (https://abraceel.com.br/destaques/2024/11/missao-internacional-da-abraceel-2024-white-paper-destaca-licoes-de-mercados-internacionais-de-energia/)
Em seguida, ocorreu discussão moderada por Alexandre Lopes, Vice-presidente de Estratégia e Comunicação da Abraceel, com as presenças de Daniela Alcaro, da Stima e conselheira da Abraceel, Reginaldo Medeiros e Jovanio Santos. Destaque para avaliação sobre a importância dos programas de resposta da demanda em mercados mais desenvolvidos, com ênfase para o papel do comercializador na agregação e oferta de novos produtos.