No próximo dia 19 de fevereiro, a Abraceel lança, em São Paulo, um “Manual de Boas Práticas e Gestão de Riscos” para o mercado livre de energia do Brasil, com a presença de Agnes Costa (MME) e Talita Porto (CCEE)
O Mercado Livre de Energia do Brasil avança em sua segurança de mercado. Os agentes terão agora um documento que estabelece diretrizes de conduta comercial, de gerenciamento de riscos, de comunicação, além de metodologias apropriadas ao funcionamento do mercado livre de energia com estabelecimento de total segurança comercial e de atendimento.
O presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, abre esse documento dizendo que a associação definiu como um dos seus principais focos de atuação estimular o desenvolvimento de soluções que ampliem a segurança nas operações do mercado de energia. “A Abraceel fomenta constantemente uma cultura de gestão de risco para todas as empresas que atuam no mercado livre”, diz ele.
Reginaldo Medeiros destaca que está explícita no manual a consciência da Abraceel de que o risco é aspecto inerente a qualquer atividade econômica, e lembra que em função disso seu gerenciamento é uma ferramenta essencial para garantir a integridade dos negócios. Para ele, uma sólida e moderna estrutura de risco vem se mostrando como um grande diferencial competitivo, especialmente para a comercialização de energia.
Para a Abraceel, ao mapear, analisar, avaliar e monitorar os riscos envolvidos em uma operação, é possível limitar a materialização de perdas, de forma que os riscos sejam compatíveis com capacidade financeira da empresa. Ou seja, gestão de risco é se preparar para a ocorrência de resultados adversos, e o primeiro passo nesse sentido é o conhecimento.
Dessa forma, esse Manual de Boas Práticas e Gestão de Riscos é uma iniciativa fundamental do próprio mercado livre de energia para nivelar o conhecimento sobre as melhores práticas para a gestão de riscos e reforçar o compromisso da Abraceel, não apenas com suas associadas, mas com todos os agentes, em prol de um mercado de energia mais maduro e eficiente.
Ministrarão palestra no evento Agnes Costa, Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia; e Talita Porto Conselheira e diretora da área corporativa da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Fonte: News Rondônia
17.02.2020