* Comercializadoras varejistas de energia estão habilitadas pela CCEE a migrar o consumidor de menor porte ao ambiente competitivo, onde é possível negociar preços, prazos, fonte energética e outras flexibilidades e serviços
A Abraceel passou a divulgar uma lista atualizada de comercializadoras varejistas de energia elétrica habilitadas pela CCEE a conduzir os consumidores de menor porte no processo de migração do mercado regulado para o mercado livre de energia. A lista pode ser acessada no site da Abraceel e contempla comercializadoras varejistas vinculadas às empresas associadas da Abraceel.
A divulgação atende demanda de consumidores, agentes de mercado e instituições por informações e contatos de comercializadoras varejistas, empresas que ganham importância na nova fase de expansão do mercado livre de energia após a Portaria 50/2022 ampliar o acesso ao ambiente competitivo para todos os consumidores de energia em alta tensão. Os consumidores de menor porte, com demanda menor que 500 kW, de acordo com a Portaria do MME, quando decidem migrar, devem fazê-lo com apoio de um comercializador varejista.
Com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores que querem migrar para o mercado livre, o comercializador varejista representa o consumidor na CCEE e fica responsável por todas as obrigações burocráticas, como normas, prazos e detalhes técnicos, além de fazer a compra da energia para o consumidor.
Na lista disponível no site da Abraceel, interessados poderão consultar informações de contato sobre as comercializadoras varejista como endereço, site, telefone e responsável. Atualmente estão disponíveis informações de 45 empresas habilitadas a atenderem os consumidores.