O deputado federal Fernando Filho prometeu e cumpriu. Depois de muitas discussões com o Ministério de Minas e Energia, parlamentares e agentes do setor elétrico, inclusive a Abraceel, que se reuniu com o parlamentar no dia 16 de fevereiro, entregou o relatório do PL 414/2021 antes do carnaval para permitir que os congressistas, empresários e lideranças de entidades de classe pudessem analisar o conteúdo durante o feriado e nos dias seguintes. O texto foi apresentado extraoficialmente no dia 25 de fevereiro.
Além do encontro com Fernando Filho, dirigentes da Abraceel cumpriram extensa agenda de reuniões com parlamentares influentes na legislação do setor elétrico ao longo de fevereiro para argumentar em favor de premissas para a abertura do mercado de energia elétrica e para a modernização do modelo regulatório e comercial do setor elétrico, regras abordadas no PL 414.
Essa agenda incluiu reuniões com os deputados Paulo Ganime (NOVO-RJ), Joaquim Passarinho (PSD-PA), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Alexis Fonteyne (NOVO-SP), que é também presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.
Segundo o parlamentar, o presidente da Câmara, Arthur Lira, solicitou celeridade e há possibilidade de deliberação no Plenário da Câmara nas próximas semanas.