O mercado livre de energia elétrica é uma realidade crescente no Brasil.
Desde a sua criação, em 1998, o Mercado Livre de energia elétrica no Brasil tornou-se uma realidade que beneficia enormemente os que nele podem ingressar. Hoje esse ambiente de negócios ainda está restrito a grandes empresas, e por essa razão a Abraceel não mede esforços para permitir que a liberdade de escolha de fornecedor de energia elétrica seja estendida a todos os consumidores do Brasil.
O consumidor brasileiro ainda está em desvantagem em relação à compra de sua energia elétrica, se comparado com os de outros países. Em um ranking internacional de liberdade de energia elétrica, elaborado pela Abraceel, que pesquisou 56 países, o Brasil está na penúltima posição. Contudo, o mercado livre cresce muito todos os anos e já superou a marca de 6,5 mil consumidores atendidos e representa 31% do consumo nacional e 82% do consumo industrial.
A abertura plena desse mercado possibilitará aos mais de 80 milhões de consumidores brasileiros escolherem o seu fornecedor de energia elétrica, o que lhes possibilitará auferir das diversas vantagens econômicas que resultam da competição, em especial preços mais baixos, que propiciam uma economia que chega hoje a 34% no preço da energia em comparação com a tarifa das distribuidoras, e produtos com prazos e condições diferenciadas.
Hoje, completados 21 anos da existência do mercado livre, várias conquistas foram alcançadas e a Abraceel continua se dedicando para que as comemorações futuras aconteçam em um cenário de liberdade plena para o consumidor.
Sobre a Abraceel: A Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 93 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural. Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 185 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a mais de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.
Informações para a imprensa Abraceel:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3129-3981
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Rosi Silva Veronezzi
Assistente Executiva de Atendimento
rosimeire@franpress.com.br – ramal 202